Mostrando postagens com marcador Comandos Elétricos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comandos Elétricos. Mostrar todas as postagens

Técnicas de montagem e manutenção


Aqui vou tentar explicar em detalhes algumas dicas para facilitar na montagem e se possivel também na manutenção de paineis de comandos elétricos

Montagem

Para começo de conversa

Antes de mais nada, tome em mente o que você pretende fazer, e para que.
Projeto

  • Faça um rascunho na propria cabeça mesmo, antes de por no papel, tanto na parte eletrica como no layout;
  • Comece a projetar, partindo da alimentação, em seguida proteção, acionamento, comando; se for um painel apenas de proteção, devemos ter em mente apenas a quantidade de circuitos e o projeto de cada um;
  • A parte de comando é a mais importante e mais complexa, qualquer erro comprometera no seu funcionamento (mas lembre-se: não só no comando mas também na potencia e PRINCIPALMENTE na Proteção, não deve ter erros, certifique-se antes de sair da teoria e por em pratica um projeto mal colocado;
  • Faça um projeto do layout, onde ficara os componentes, as canaletas, barramentos, etc. Procure saber as medidas desses materiais para que não de problemas durante a montagem. Procure deixar um espaço suficiente para trabalhar sem ter dor de cabeça;

Unidade 2 - Comandos elétricos


Motores e sistemas de partida

  • Caracteristicas de motores
  1. Trifásico/Monofásico
  2. Potencia Ativa
  3. Conjugado de Partida
  4. Corrente de Partida
  5. Corrente Nominal
  6. Fator de Serviço
  7. Rendimento

Unidade 1


Apresentação

Comandos Elétricos são utilizados nas industrias, com o intuito de automatiza-las, fazendo com que a produção seja bem feita, como também ágil e eficaz.
    A maioria das industrias hoje, seja ela uma empresa grande, multinacional, ou uma pequena, a automação é essencial para o desenvolvimento da mesma.
    Mas é claro, nem tudo é perfeito, sempre há controversas. Para o consumidor, é viável que as empresas economizem na mão de obra, pois, contudo, os valores dos materiais que nos fornecem, no final de todo o processo de produção, acaba saindo mais em conta, enquanto que se tivesse uma grande quantidade de funcionários no lugar de maquinas, esses materiais sairiam mais caro, afinal, um funcionário não sai barato para o dono de uma indústria.
    O problema é que, quanto mais as maquinas trabalham sozinhas, mais desemprego é gerado, o que faz com que se altere o ciclo consumista.
    Pois bem, daí já é outra historia. Começaremos agora, estudar comandos elétricos.