Aqui vou tentar explicar em detalhes algumas dicas para facilitar na montagem e se possivel também na manutenção de paineis de comandos elétricos
Montagem
Para começo de conversa
Antes de mais nada, tome em mente o que você pretende fazer, e para que.
Projeto
- Faça um rascunho na propria cabeça mesmo, antes de por no papel, tanto na parte eletrica como no layout;
- Comece a projetar, partindo da alimentação, em seguida proteção, acionamento, comando; se for um painel apenas de proteção, devemos ter em mente apenas a quantidade de circuitos e o projeto de cada um;
- A parte de comando é a mais importante e mais complexa, qualquer erro comprometera no seu funcionamento (mas lembre-se: não só no comando mas também na potencia e PRINCIPALMENTE na Proteção, não deve ter erros, certifique-se antes de sair da teoria e por em pratica um projeto mal colocado;
- Faça um projeto do layout, onde ficara os componentes, as canaletas, barramentos, etc. Procure saber as medidas desses materiais para que não de problemas durante a montagem. Procure deixar um espaço suficiente para trabalhar sem ter dor de cabeça;