A Eletrônica Digital surgiu a partir da evolução da eletrônica análogica e se desenvolveu a príncipio com os circuitos integrados na decáda de 1970, depois com os microprocessadores (decáda de 1980) e com os microcontroladores.
Porém alguns de seus conceitos foram desenvolvidos ainda no secúlo XIX. A álgebra de Boole desenvolvida pelo matématico inglês George Boole é datada de 1854. Somente em 1938 as teorias de Boole foram utilizadas, por Claude Elwood Shannon para solucionar problemas de circuitos de telefonia com relés.