Também conhecido como FinFET, eletrônico pode abrir caminho para uma nova geração de computadores, smartphones e tablets.
(Fonte da imagem: Reprodução/Inovação Tecnológica)
Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com o Centro Universitário FEI, anunciou nesta semana que, pela primeira vez, o Brasil está apto a desenhar e fabricar um transístor 3D.Os transístores tradicionais são montados e interligados de forma horizontal, deixando espaço para a passagem de corrente elétrica apenas na parte superior. Já os transístores 3D são menores e dispostos na vertical, o que permite que a corrente elétrica passe tanto na parte de cima quanto na parte de baixo.
“A consequência disso é que a capacidade de processamento também é ampliada, podendo atingir mais do que o dobro dos transístores atuais”, explica João Antônio Martino, um dos coordenadores da pesquisa. A linha de processadores Ivy Bridge, da Intel, é o primeiro produto comercial a contar com essa tecnologia.
Fonte: Inovação Tecnológica
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/eletronica/34052-brasil-passa-a-fabricar-transistores-3d.htm#ixzz2EyZsf82r
Nenhum comentário:
Postar um comentário